quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A Arca de Noé

Gênesis 9.8-16


-Introdução: 

Deus havia se arrependido de ter criado a raça humana (Gn 6.3-6) e resolveu destruir tudo o que fez. Mas ao ver a fidelidade de Noé (Gn 6.9) resolveu fazer com ele uma aliança (Gn 6.18) para através de sua vida e da preservação de espécies restaurando toda sua criação. Este foi um plano salvador de Deus para a humanidade cheia de pecado.
O dilúvio aconteceu e Deus salvou aqueles animais e a família de Noé, apenas oito pessoas, formando 4 casais que seriam uma família fiel a Deus.
Quando saíram da arca, Noé fez um altar e ofereceu um sacrifício ao Senhor (Gn 8.20) que aceitou sua oferta e marcou sua aliança com todo o universo (Gn 8.21), com os animais (Gn 9.2,3 e 10), com a humanidade (Gn 9.11) e com a família de Noé (Gn 9.1).
Aliança é um pacto, um acordo ou trato, a diferença é que não tem prazo de vencimento a menos uma das partes quebre o contrato. Toda aliança apresenta o contrato com as partes, tem bênçãos pela obediência, maldições da desobediência, exige sacrifício de sangue (Gn 9.5)e tem um sinal visível para servir de memorial (Gn 9.12-16).
Como Deus estabelece sua Aliança?
Lembrando sempre que estamos na Nova Aliança, vamos aprender a partir da aliança de Deus com Noé, como é a aliança de Deus conosco:
-->

Jacó e o Anjo no Vau do Jaboque

A luta do patriarca Jacó com o Anjo do Senhor ocorreu na região do vau (local em um rio, cuja profundidade permite a passagem a pé) do rio Jaboque.

A nascente do rio Jaboque está localizada ao sul de Gileade, região montanhosa que atualmente faz parte da Jordânia.

O Jaboque é um afluente do rio Jordão e desemboca neste, entre o mar da Galiléia e o mar Morto. Seu curso tem aproximadamente 130 quilômetros.

E o texto do livro de Gênesis 32:22-30, relata a luta dramática de Jacó com o Anjo, que levaria ao surgimento do povo de Israel, bem como ao aparecimento do Messias e sua consequente obra salvadora que alcançou toda a humanidade.

Por toda a história da vida de Jacó, ele escolheu contar e confiar na benção de Deus. Em resumo, tudo que lhe acontece, de uma forma ou de outra tem ligações com o desejo de receber uma bênção, a benção do Senhor.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A Oração de Habacuque

Habacuque 3:1-15

v.1 – Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto.

Oração de adoração

Forma de canto, música. Naquela época somente três pessoas podiam receber visitação do Espírito Santo (Reis, Sacerdotes e Profetas), com algumas exceções na Bíblia (o caso de Ana, mãe do profeta Samuel). Uma das formas de atrair a presença do Espírito Santo era através da adoração a Deus (canto, música instrumental e dança), então, principalmente os reis e profetas usavam muito desse artifício para receber a visitação do Espírito Santo e dessa forma receber a orientação de Deus.

2 Reis 3: 15 – “Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu.”

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A Biblia em açao: NATANAEL DEBAIXO DA FIGUEIRA

A Biblia em açao: NATANAEL DEBAIXO DA FIGUEIRA: JOÃO – 01 45. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filh...

NATANAEL DEBAIXO DA FIGUEIRA



JOÃO – 01
45. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
46. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
47. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
48. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
49. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
50. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
51. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.


 



  INTRODUÇÃO
        Mais uma vez a boa e agradável palavra de Deus irão fazer um mover sobrenatural em nossos corações. Esta mensagem é algo que tem incomodado meu humilde coração e como tenho a incumbência de falar aquilo que Deus tem falado em meu coração, mais uma vez aqui estou eu, para ser mais uma vez um canal de benção para cada irmão e amigo leitor.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Biblia em açao: Deus livra Daniel na cova dos leões

A Biblia em açao: Deus livra Daniel na cova dos leões: INTRODUÇÃO  Muitas vezes, quando atravessa as adversidades nesta vida, o crente se vê como o profeta Daniel, na cova dos leões. Mas se ele c...

Deus livra Daniel na cova dos leões

INTRODUÇÃO 
Muitas vezes, quando atravessa as adversidades nesta vida, o crente se vê como o profeta Daniel, na cova dos leões. Mas se ele confiar em Deus será vitorioso.

A COVA DOS LEÕES ERA:
Subterrânea, tendo uma abertura na parte superior. Uma pedra grande cobria a abertura, e o selo do rei significava que a cova não podia ser aberta sem a sua autorização.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ATRAVESSANDO O MAR VERMELHO

 Moisés liderava o povo - era uma grande multidão. Aproximadamente seiscentos mil homens, além das mulheres e crianças.

Para despertar a esperança do seu povo, quanto aos sinais futuros; Deus o leva a recordar os sinais operados no passado. Para ter a fé alimentada, não só com os sinais do passado, Ele manifesta o dom dos sinais presentes.

Moisés liderava o povo. - Era uma grande multidão. Aproximadamente seiscentos mil homens, além das mulheres e crianças. Estavam partindo do Egito, rumo a Canaã prometida – a terra que manava leite e mel. Estavam deixando

Elias era um verdadeiro homem de Deus

Texto bíblico: (I Reis 18:17-20).

INTRODUÇÃO
Elias foi profeta do Reino do Norte, nos reinados de Acabe e do seu filho Acazias. Ele desafiou o povo a fazer uma escolha definitiva entre seguir a Deus ou a Baal.

Os israelitas achavam que podiam adorar o Deus verdadeiro e ao mesmo tempo adorar a Baal. Eles tinham o coração dividido e por esta razão queriam servir a dois senhores. Jesus, durante o seu ministério terreno advertiu contra essa atitude fatal: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mt 6:24).

I – ELIAS FOI UM MODELO DO PRECURSOR DE JESUS
A vida do profeta Elias girou em torno do conflito entre a religião do Senhor e a religião de Baal. Sua missão era levar os israelitas a reconhecerem sua apostasia e reconduzi-los à fidelidade ao Deus de Israel.